terça-feira, 5 de maio de 2009

Oi Professores!


Encontrei um texto bastante interessante sobre o chamado "pós-método" - busca pela prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras.

Aí vai o link:

http://www.ufsm.br/lec/02_04/Gisvaldo.htm

Espero que o texto seja uma faísca para discussão.
Sintam-se livres para comentar e trocar idéias aqui mesmo!


Abraços,
Isabel - Coordenação Idiomas PET Letras

4 comentários:

  1. Nossa. Achei super interessante o texto.
    Ainda mais que não conheço diferentes abordagens ou métodos.
    Alguém poderiam me explicar com maior clareza a diferença entre método e abordagem? =]
    Seria interessante até estarmos discutindo os diferentes métodos que existem para que tenhamos maior compreensão da abordagem /método que podemos construir.
    Uma das coisas que me chamam atenção no texto é a preocupação da inclusão de fatores culturais, sócio-economicos, enfim... a realidade com a didática. Acho que é um ponto muito importante, pois assim como cada pessoa é diferente da outra, o grupo ali formado também o será. A aula então será mais interessante e mais bem aproveitada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Grace! Simplificando pra não deixar você morrendo de curiosidade..hahah.. método é quendo o professor adota uma série de 'técnicas' em sala de aula, como por exemplo o método audio-lingual, que oi muito utilizado até o início da década de 80.
    Já abordagem é o conjunto de crenças e posturas frente o ensino d elínguas: formalista, comunicativa....
    Acho que essas diferenças serão um ótimo tópico de discussão na nossa próxima reunião!

    Abraços,
    Bel

    ResponderExcluir
  3. Bel, parabéns pela escolha do texto!
    Como professor, achei muito inspirador. Valorizo também os pesquisadores que desenvolvem metodologias específicas, pois isto aumenta e qualifica o corpus de recursos que temos como professores.

    ResponderExcluir